apgbg-1-3

APRESENTAÇÃO

O significado da palavra “gastronomia” sofreu diversas evoluções desde a sua invenção (Arquéstrato, Grécia, Séc. IV A.C.), originalmente “saber comer e saber apreciar bem a comida”, até à recuperação da palavra e do conceito por Joseph de Berchoux (1760-1838), culminando na definição moderna de Brillat-Savarin, qualificando-a como “o conhecimento ponderado de tudo o que relaciona o homem com a sua alimentação, no sentido de o preservar através da melhor alimentação possível”.

Atualmente, é consensual considerar a gastronomia como o “conjunto de conhecimentos e experiências, arte e artesanato à volta da alimentação que permite comer com prazer e de uma maneira saudável”.

Privilegia-se, naturalmente, o gosto e o prazer da comida, mas enquadra-se esse desiderato em valores tangíveis e importantes, como seja a procura insistente de uma alimentação saudável, o estudo do seu envolvimento histórico nas suas vertentes da cozinha popular, regional e tradicional cujo património é vital preservar, na cozinha clássica, erudita e alta-cozinha que deu origem ao desenvolvimento do estado da arte atual, à cozinha científica, moderna e de vanguarda que optou por uma cozinha de liberdade, englobando-se ainda as denominadas cozinha de mercado ou dos produtos, dando grande relevância à qualidade irrepreensível dos produtos a utilizar na preparação dos alimentos, as cozinhas étnicas e de fusão, a cozinha molecular ou outras que irão surgir.

Assim, a palavra gastronomia contemporânea tem uma extrema conotação cultural e uma transversalidade que a colocam no topo de uma das eternas preocupações da Humanidade e actualmente na ordem do dia: a sua alimentação.

Com base nestes princípios, foi fundada a Academia Portuguesa de Gastronomia em 1991, cujo desígnio estatutário é contribuir ativamente, através dos seus membros e das suas iniciativas culturais, para o conjunto de conhecimentos e de experiências que promovam, permitam e facilitem comer de uma forma equilibrada, saborosa e saudável.

José Bento dos Santos

Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia

Loading